Dança
12..Maio
COMPANHIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE ÉVORA DIREÇÃO E COREOGRAFIA NÉLIA PINHEIRO
TRISTÃO E ISOLDA CUMPLICIDADES
Sábado_21h30
CINE-TEATRO AVENIDA

Os projetos Tristão e Isolda e Cumplicidades são de autoria da coreografa Nélia Pinheiro e surgem a partir de um convite efetuado pelo Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco.

A primeira, embora acolha o título da ópera de Wagner e se inspire nos momentos marcantes do libreto, não é uma revisitação do clássico da ópera. Mesmo tendo como pano de fundo a temática, a obra desenvolverá uma viagem sensorial própria, no Mito, fora da narrativa convencional, terá como indutores as grandes questões que o mesmo aborda e que interessam trabalhar na atualidade à coreografa - a irracionalidade, o desejo, a dependência do ser humano perante o amor, a mulher (uma descida à sua condição feminina e erótica).

A obra terá excertos musicais de Wagner, articulados com a música original criada pelo compositor César Viana, sendo as sonoridades contemporâneas do mesmo interpretadas ao vivo pelo João Roiz Ensemble.

Os figurinos serão da autoria do criador José António Tenente, ampliarão a expressão e o erotismo do corpo feminino, em contraponto com o masculino.

Em Cumplicidades, Nélia Pinheiro explora aquelas que têm sido as linhas mestras das suas criações mais recentes, numa procura incessante pela profundidade, esse contraponto essencial em tempo de superfícies lisas e pouco porosas.











COM JOÃO ROIZ ENSEMBLE, JOSÉ RAIMUNDO,

MIGUEL CARVALHINHO, PEDRO LADEIRA E CUSTÓDIO CASTELO






Entrada: €8,00