Música
16..Fevereiro
Festival Montepio - Às vezes o Amor
SARA TAVARES
Sábado_22h00
Cine-Teatro Avenida

É difícil reconhecer a Sara Tavares que nos foi revelada há mais de 20 anos.

O seu primeiro álbum foi gravado com o coro gospel Shout!; o segundo, “Mi Ma Bô”, propunha uma sonoridade de fusão afro-pop-soul raramente tentada em Portugal que chegaria ao Disco de Ouro: ambos foram passos de gigante em direção a uma sonoridade pessoal e intransmissível. À medida que Sara Tavares viajava, e que as suas experiências enriqueciam a sua música, ela descobria também uma nova simplicidade, uma confiança cada vez maior na sua voz. “Balancê”, o terceiro álbum, foi ao mesmo tempo a prova de que este talento não estava disposto a manter-se fechado em gavetas e a confirmação de uma cantora-compositora capaz de fazer a ponte entre África e a Europa com uma sensibilidade única. “Xinti”, o projecto seguinte mostrounos, por outro lado, como o seu talento crescia a cada nova viagem e como cada uma delas, implicava também um regresso a casa.
Oito anos depois, em 2017, Sara Tavares volta às edições discográficas com “Fitxadu” (“Fechado” em crioulo de Cabo Verde), o seu quinto trabalho de originais, onde partilhou a produção musical e composição das suas canções, na companhia de nomes como Kalaf Epalanga, Toty Sa’Med, Manecas Costa, Bilan, Princezito, Nancy Vieira ou Paulo Flores, entre muitos outros.
Portuguesa e cabo-verdiana ao mesmo tempo, mas com o coração no mundo, é hoje reconhecida como uma das melhores vozes femininas da comunidade lusófona.

_

Entrada: €15,00