Música
8..Novembro
Com Luís Pacheco Cunha - Violino e Taíssa Poliakova - Piano
DESCOBRIR NORONHA
Domingo_17h00
Caixa de Palco | Cine-Teatro Avenida

Por ocasião do bicentenário do seu nascimento, em terras vianenses, no âmbito deste projecto, estamos a promover a mais completa mostra de sempre da obra do compositor português Francisco de Sá Noronha. Autor de um importante projecto de ópera nacional, compôs duas óperas baseadas em obras de Garret - Beatriz de Portugal e O Arco de Sant’Ana – e foi criador de numerosas operetas, algumas delas muito ao gosto do Brasil, onde viveu  intermitentemente cerca de 30 anos. Noronha foi também o nosso mais importante violinista virtuoso do século XIX.
Neste recital promove-se o confronto (amigável) da obra de Noronha com a de outros violinistas seus contemporâneos e obras portuguesas para violino de todas as épocas.
Será gravada em CD a sua obra, e as suas partituras serão editadas e disseminadas gratuitamente por escolas de música e professores, com vista à inclusão de Noronha no canon do ensino do instrumento.
“Descobrir Noronha” cruza a sua vida aventurosa com a agitação do Liberalismo, período em que  Portugal descobre novos rumos. Será um ano em cheio e em contra-relógio para inscrever Noronha na nossa história colectiva.

_

Entrada Gratuita com Bilhete

M/06