Música
16..Julho
Lançamento de Disco Serene Bach
David Seixas
6ª Feira_18h00
Foyer Cine-teatro Avenida

“Sei Solo - a Violino senza Basso accompagnato”   provavelmente uma das obras mais
marcantes do repert rio violin stico, composto por Johann Sebastian Bach.
O virtuoso do teclado e violinista talentoso escreveu este conjunto de obras numa poca em que também compunha cantatas, missas e outras obras corais, bem como os concertos Brandeburgueses, as suites para violoncelo e Cravo Bem Temperado na corte do Príncipe Leopoldo em K then, onde ele era Mestre de capela.
Este conjunto de seis obras finalizadas em 1720, o resultado do tremendo conhecimento que Bach possu a sobre instrumentos de cordas. Carl Philipp Emanuel, um dos seus filhos, em resposta a uma consulta biogr fica em 1774 afirma:

“Desde a sua juventude até uma idade bastante avançada, ele tocou violino com a maior pureza e um som penetrante e, assim, mantinha a orquestra na sua melhor forma, muito melhor do que poderia ter no cravo. Ele entendia completamente as possibilidades de todos os instrumentos de corda ”.
“Serene Bach” é o resultado de andamentos selecionados da Partita em Si menor - BWV 1002, Sonata em L  menor - BWV 1003, Partita em R  menor - BWV 1004 e Partita em Mi maior - BWV 1006. Estes andamentos, escolhidos e interpretados por David Seixas s o repletos de pensamentos serenos e alegres, trazendo múltiplas escolhas e ornamentações musicais que podem completar os diversos gostos do ouvinte e não apenas de um público específico.
Abrindo com Sarabande, da Partita em Si menor, mostra-nos um sentimento solene com a sua respectiva variação, o Double, trazendo um significado mais simples e pacífico.
A Sarabande apresentada a seguir,   um dos andamentos mais tocados das seis sonatas e partitas, conhecida pelas suas dificuldades musicais e técnicas,   um andamento que nos remete a um profundo sentimento de vulnerabilidade e exposição.
Seguidamente, vem o famoso Andante, outro andamento sereno da Sonata em lá menor, que nos proporciona polifonia rica e muito difícil de tocar, onde o intérprete deve fazer o acompanhamento ele mesmo e, ao mesmo tempo, demonstrar o real significado do andamento, “Andante” do verbo italiano andare, “caminhar”.
Alegria, otimismo e conforto s o os sentimentos que concluem “Serene Bach” com os movimentos mais alegres da Partita em Mi maior, a Gavotte en rondeau seguida do Menuett II como uma conexão com a Gigue da dança folclórica britânica “jig”.

_

M/06

Entrada Gratuita com Bilhete

Uso de Máscara Obrigatória